ÁLCOOL

Álcool é toda substância orgânica que contém um ou mais grupos oxidrila ou hidroxila (OH) ligado diretamente à átomos de carbono saturados. 
Utilidade
Quando ouvimos falar em álcool, seja na TV, rádio, etc. na verdade estão se referindo a um tipo específico de álcool. Neste caso, é o álcool etílico, também chamado de etanol.
Text Box: CH3 – CH2 – OH
O etanol está presente nas bebidas álcoolicas. É tóxico e age no organismo como depressivo do sistema nervoso. 
Possui grande importância na indústria química, na fabricação de perfumes, solventes, combustível. O álcool metílico é um dos mais perigosos e não deve ser ingerido, pois pode causar cegueira. É chamado também de carbinol e ainda, “álcool de madeira”. Este nome foi dado porque antigamente era obtido a partir do aquecimento da madeira em retortas.

Nomenclatura
De acordo com a IUPAC, os álcoois devem ter a terminação OL, quem vem da palavra álcool. A cadeia principal é aquela que contém o carbono ligado à hidroxila. A numeração é feita a partir da extremidade que contém o grupo OH. O nome do álcool será o do hidrocarboneto correspondente á cadeia principal, porém sem a terminação o. deve ser trocado por OL.
Exemplos:
Text Box: CH3 – OH               metanol ou álcool metílico    CH3 – CH2 – OH       etanol ou álcool etílico    CH3 – CH – OH         2-metil-propan-1-ol               |            CH3

Questão de Vestibular: 

(UFRJ, 2008) A proposta brasileira de estimular a produção de etanol, com tecnologia nacional, para os mercados interno e externo tem sido tratada com destaque no cenário mundial.
A - Apresente dois fatores que despertam o interesse atual pelo desenvolvimento da produção de biocombustíveis.
B - Apresente dois riscos da expansão da produção de etanol no Brasil. 
Resposta: 
A - Os fatores que despertam o interesse pelo desenvolvimento da produção de biocombustíveis são o aumento do preço do barril de petróleo no mercado internacional; a possibilidade de esgotamento das reservas de petróleo e a preocupação com o aumento das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, que contribuem para o aquecimento global.
B - Entre os riscos da expansão da produção de etanol no Brasil está a expansão da monocultura e suas consequências, como, por exemplo, o despovoamento do campo e o esgotamento da fertilidade do solo com dependência crescente de insumos químicos. Também despontam o desaparecimento ou a redução do cultivo de alimentos com consequente aumento do preço no mercado interno e as flutuações de preço no mercado externo, que levam os produtores a pressionar o governo para assumir os riscos daí decorrentes.






Site: http://www.soq.com.br/conteudos/em/funcoesorganicas/p9.php
http://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-biocombustiveis.htm#questao-6

Comentários

Postagens mais visitadas